ALURA
Conheça a maior escola de tecnologia do Brasil e ganhe 26% de desconto em todos os planos, por tempo limitado
www.alura.com.br/petitjournal
Para patrocínios, palestras e parcerias:
[email protected]Quer conhecer nossos cursos e aulas gratuitas? Acesse https://www.petitcursos.com.br
Chave PIX:
[email protected]Apoie o Petit Journal: https://www.apoia.se/petit
Se você vive no exterior: www.patreon.com/petitjournal
Quer apoiar pelo YouTube? Clique em Valeu e deixe seu apoio ou vire membro do Canal do Petit Journal no YouTube.
Inscreva-se no canal de cortes do Petit Journal:
https://youtube.com/@petitjournalcortesoficial?si=HnJloDVeGCrrSelB
Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/tbaghdadi/
https://www.instagram.com/danielsousaeconomista/
https://www.instagram.com/petit_journal_/
No episódio de hoje, analisamos a declaração de Donald Trump de que teria firmado um acordo com a OTAN envolvendo a Groenlândia, afirmação prontamente rebatida pela Dinamarca, que reforçou que a soberania da ilha não está em debate. O episódio também discute a reação de Trump a rumores de que governos europeus e grandes fundos de pensão, como os dinamarqueses, estariam avaliando a venda de trilhões de dólares em títulos da dívida americana e ações dos EUA como forma de protesto contra a pressão exercida por Washington. O tema levanta questionamentos relevantes sobre confiança financeira, uso político dos mercados e riscos sistêmicos.
O programa aborda ainda a tentativa da Síria de retomar territórios controlados por forças curdas, em um contexto no qual os Estados Unidos sinalizam que não irão mais oferecer proteção a esses grupos. Na América do Sul, comentamos os acenos de Javier Milei a Brasil e China, revertendo posturas anteriores mais confrontacionais. No Leste Asiático, analisamos o fato de o Japão ficar sem pandas pela primeira vez em 54 anos, gesto simbólico da China diante do esfriamento das relações bilaterais.
Na Geleia da Shakira, falamos da confusão da Casa Branca ao misturar Bélgica e Belarus em uma postagem oficial e do vandalismo contra a estátua de Cristiano Ronaldo na Ilha da Madeira.
#Groenlândia #EUA #Europa #Geopolítica #RelaçõesInternacionais